BR 116, n.º 1530 Atuba, Colombo, PR
41 3675.6469 / 9700.6336
Outros estados 0800.704.6469
atendimento@lonasalvorada.com.br
Vendas: vendas@lonasalvorada.com.br

Coberturas externas

Toldos e estruturas fixas em vidro ou alvenaria protegem do sol e da chuva e ainda criam novos espaços na casa

Toldo fixo – É usado para cobrir grandes extensões, inclusive garagens. Em média, o m² custa a partir de R$ 200
Toldo fixo – É usado para cobrir grandes extensões, inclusive garagens.

por Rodolfo Stancki

Foi-se o tempo em que as estações do ano eram bem definidas. E quem tem uma área externa em casa precisa ter uma opção de cobertura que permita utilizar o espaço o tempo todo. Afinal, em um mesmo dia, é possível que ocorra de tudo: chuva, sol, calor e até um friozinho.

Mas o tipo de proteção adotada vai depender da função da área. “Às vezes, é necessário somente proteger do sol. Aí, o projeto pode ser mais simples”, explica a arquiteta Cris­­tiane Costa Maciel, da Arqtríade. Se for cobrir apenas uma mesa para refeições externas no verão, um guarda-sol basta.

Se o espaço precisa ser fechado, para utilizar como área de convívio, como é o caso de uma churrasqueira ou um salão de festas, as coberturas podem ser feitas em diferentes materiais. Toldos e estruturas fixas de proteção em vidro temperado ou policarbonato são de fácil e rápida instalação.

“A opção pelos materiais vai depender do que a pessoa quer para sua própria casa”, afirma Cristiane.

Custo

As coberturas mais leves costumam ser mais baratas e acabam destinadas para espaços como garagens, piscinas e spas. Os tetos podem ser em tecidos resistentes, se forem para proteger apenas do sol; ou em policarbonato, vidro ou lona, se ocorrerem mudanças mais bruscas de tempo. Novamente, o estilo do espaço será determinante para definir o material.

O engenheiro Sérgio Soto, professor de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), lembra que, por serem transparentes, as coberturas com vidros temperados devem ser usadas para ambientes que não precisam de proteção solar. O policarbonato, que pode ser opaco ou não, é mais versátil e combina com diversos tipos de projetos, acrescenta o especialista.

Fonte: Gazeta do Povo

Comentários estão fechados.