BR 116, n.º 1530 Atuba, Colombo, PR
41 3675.6469 / 9700.6336
Outros estados 0800.704.6469
atendimento@lonasalvorada.com.br
Vendas: vendas@lonasalvorada.com.br

Dicas para escolher o toldo ideal

Créditos: Creative Commons/ Sascha Kohlmann

Toldos são acessórios colocados em janelas ou ambientes externos de apartamentos, casas, empresas, jardins, etc com o objetivo de manter esses locais protegidos do sol e da chuva, controlando a temperatura do ambiente, proporcionando conforto em áreas sociais e contribuindo com a decoração. Para isso, os toldos são instalados em locais como churrasqueiras, acesso ao salão de festas ou sala de ginástica, entrada social, entrada de serviço, janelas, varandas,portas, etc.

Existe uma grande variedade de cores, modelos, tamanhos e materiais de toldos ecoberturas no mercado, que são elaborados para diversos tipos de uso. A escolha do toldo ideal para sua casa deve ser baseada em critérios como o clima do local onde você mora e a finalidade do uso. No caso de condomínios, geralmente há um consenso entre os moradores para que todos utilizem o mesmo padrão de toldo, deixando a aparência do prédio uniforme. Confira abaixo os principais tipos de toldo:

• Indicados para proteger ambientes externos:

Toldo Túnel: São ideais para cobrir locais de passagem como corredores, pois formam uma espécie de túnel no local onde são instalados.

Toldo Vertical: O toldo vertical funciona como uma espécie de cortina, podendo ser enrolado para deixar o ambiente aberto. Ele proporciona bastante privacidade e protege o local do vento, da chuva e do sol. Indicado principalmente para varandas e sacadas.

Toldos Pivotantes: Esse tipo de toldo é semelhante ao toldo vertical, porém conta com braços automáticos, que podem ser recolhidos com manivela, interruptor ou controle remoto.

Toldo Ponto Reto: É um modelo leve e simples, que conta com braços flexíveis bastante eficazes para combater ventos fortes. O toldo ponto reto é muito utilizado em entradas de estabelecimentos comerciais e em varandas das casas.

Toldo Piramidal: Esse tipo de toldo possui o formato de uma tenda e, por isso, é muito utilizado em eventos realizados em locais externos. Disponível em diferentes tamanhos, o toldo piramidal é montado em sistema de encaixe e unido com parafusos e conexões em aço inoxidável. Uma variação do toldo piramidal é o toldo chapéu de bruxa, que é constituída por uma única peça e dispensa o uso de ferramentas para montagem, sem deixar de ser resistente.

• Indicados para proteger ambientes internos:

Toldo Fixo: Este tipo de toldo não permite que o usuário varie a sua posição, permanecendo da maneira com que foi instalado. A estrutura de alumínio fica bem aparente neste modelo, que é o mais comum em janelas e portas.

Toldo Retrátil: Esse tipo de toldo possui fechamento sanfonado e é ideal para janelas de casas e apartamentos, já que não limita as possibilidades do usuário e permite que o sol e o vento entre no ambiente, quando é conveniente.

Toldo Capota: É um modelo arredondado, semelhante ao toldo fixo, que possui uma corda responsável pela abertura e pelo fechamento do toldo.

Toldo Articulado: Esse modelo possui braços com articulações que permitem o fechamento do toldo e a variação de ângulos de abertura. Os toldos embutidos também contam com esse tipo de mecanismo e, quando recolhidos, ficam guardados em uma caixa, garantindo uma aparência discreta.

Como você pode ver, existem muitas opções de modelos de toldo para todos os gostos e necessidades. Além de avaliar os aspectos decorativos e funcionais do toldo, também é preciso obter um alvará de autorização com a prefeitura da sua cidade, caso você escolha um toldo fixo. Isso porque coberturas com itens verticais de fechamento que não possuam pelo menos 90% de sua superfície aberta, passam a ser um elemento computável para o coeficiente de aproveitamento e taxa de ocupação do terreno, o que influencia no IPTU do imóvel. Por isso, se você tem alguma dúvida quanto ao toldo que pretende adquirir ou alugar, consulte um arquiteto.

Fonte: Telelistas

Comentários estão fechados.