BR 116, n.º 1530 Atuba, Colombo, PR
41 3675.6469 / 9700.6336
Outros estados 0800.704.6469
atendimento@lonasalvorada.com.br
Vendas: vendas@lonasalvorada.com.br

Escolha do guarda-sol correto garante maior proteção contra o sol na praia

Escolha do guarda-sol correto garante maior proteção contra o sol na praia  Charles Guerra/

Item indispensável na praia, guarda-sol deve ser comprado com atenção Foto: Charles Guerra

Com a chegada do calor, a proteção contra o sol torna-se indispensável. Na beira da praia, um dos itens fundamentais para quem quer aproveitar a folga sem se descuidar da saúde é o guarda-sol. A escolha do modelo correto deve considerar o material de fabricação.

Todos os guarda-sóis impedem que a luminosidade chegue até as pessoas, mas nem todos protegem contra a radiação.

Conforme o empresário, a lona plástica impede que todos os raios ultravioletas passem.

O dermatologista Luiz Carlos Garcia Joaquim ressalta que mesmo com o guarda-sol, as pessoas ainda são atingidas pelo raios, porque cerca de 15% da radiação é refletida pela areia ou pela água do mar.

Perigo maior para os turistas

O paraguaio Humberto Maldonado, 39 anos, trocou o país sem mar por alguns dias em Florianópolis. Ele nem pensou duas vezes na hora de comprar o guarda-sol. Optou pelo mais barato. A única escolha foi da mulher, Cintia Castro, 25 anos, que avaliou os modelos para levar o mais bonito. Moradores de Assunção, nunca ouviram falar que guarda-sol pode ajudar a proteger das queimaduras de verão.

Os critérios usados por Jaime Miranda, 58 anos, e Eliete Limas, 41 anos, foram bem diferentes. Eles sabem que a radiação solar pode ser barrada e isso foi levado em consideração. Ela diz que o preço não foi fator relevante na escolha. Preocuparam-se com qualidade e durabilidade. A pele clara não permite erros.

Como escolher o guarda-sol

Os guarda-sóis mais eficientes são os com cobertura mais espessa, feita de algodão mais grosso, preferencialmente revestidos de lona.

Mesmo em dias nublados e sob a proteção do guarda-sol, a utilização do filtro solar continua sendo importante.

Nos dias nublados, as nuvens filtram, no máximo, 70% da radiação ultravioleta. E em dia parcialmente nublado, a taxa de absorção é ainda menor.

Fonte: dermatologista Roberto Amorim Filho e Camila Cardoso, meteorologista da Epagri/Ciram, Diário Catarinense

Comentários estão fechados.