BR 116, n.º 1530 Atuba, Colombo, PR
41 3675.6469 / 9700.6336
Outros estados 0800.704.6469
atendimento@lonasalvorada.com.br
Vendas: vendas@lonasalvorada.com.br

O calor do verão e as edificações (conforto térmico)

Em tempos de temperaturas altas é interessante analisar a relação do calor com as edificações. Muito pode ser feito para amenizar os efeitos do verão no “desempenho térmico” de uma construção.

Entende-se por desempenho térmico, a maneira como a edificação funciona para amenizar os desconfortos causados pelas altas ou baixas temperaturas. É claro que no Brasil de forma geral o grande problema é o calor. E é com isso que nesse verão estamos convivendo.

Como grande parte (ou quase todas) das melhores soluções técnicas, a opção mais eficiente (e barata) é pensar no conforto térmico já no projeto. O conforto térmico deve ser um pré-requisito de toda construção. O arquiteto deve, com isso em mente, analisar e propor definições preliminares tais como: a posição e alinhamento da edificação em relação à insolação, o tipo e posicionamento das esquadrias favorecendo a ventilação, a constituição das alvenarias e fachadas em função de sua posição e da insolação que recebem, o tipo e detalhamento dos telhados e coberturas, a especificação de dispositivos de sombreamento como toldos, telas e películas, etc.

Todos esses elementos podem ser trabalhados para que se melhore a eficiência da edificação em relação ao conforto térmico. Uma grande parte dos problemas pode ser resolvida com essas definições.

É importante observar que mesmo em construções onde é prevista a instalação de aparelhos ou sistemas de ar condicionado, a preocupação com a eficiência térmica deve acontecer, pois caso contrário, serão necessários mais aparelhos, maior potência e, consequentemente, maior consumo de energia, o que não é desejável em nenhuma edificação.

Hoje existe no mercado uma ampla gama de materiais isolantes térmicos, que podem ser utilizados em coberturas, paredes, forros, etc. O ideal é que sua utilização já seja prevista nos projetos, mas também existem soluções para edificações já prontas.

Também podem ser elementos utilizados para colaborar com o conforto térmico: Toldos, cortinas, películas em vidro e pergolados. Outro elemento que pode ser trabalhado com essa função é o paisagismo, que pode ser pensado para funcionar provendo áreas de sobreamento e para favorecer a ventilação.

Enfim podemos dizer que há soluções para os diversos tipos de problema, mas, como sempre, o ideal é que a preocupação esteja presente desde a concepção do projeto. Assim, os sistemas certamente serão mais racionais e de menor custo.

Fonte: TECPRO Engenharia

Comentários estão fechados.