BR 116, n.º 1530 Atuba, Colombo, PR
41 3675.6469 / 9700.6336
Outros estados 0800.704.6469
atendimento@lonasalvorada.com.br
Vendas: vendas@lonasalvorada.com.br

O que são Lonas de PVC?

1. O que são lonas sintéticas?
São substratos produzidos ou obtidos a partir de matérias primas não naturais, como por exemplo, o PVC (policloreto de vinila), o polietileno, o polipropileno, etc. Geralmente são produtos cuja origem ou síntese das matérias primas é petroquímica.

2. Como as lonas se compõem?

As lonas de PVC apresentam-se geralmente com laminado(s) em sua(s) superfície(s) e uma tela de reforço no verso ou no meio. Outros termoplásticos geralmente apresentam-se somente laminados, sem o tecido que caracteriza o reforço.

3. Como são produzidas as lonas de PVC?

As lonas de PVC são produzidas a partir de uma receita balanceada de resina + plastificantes + cargas e aditivos. Esta mistura é fundida em um equipamento térmico e obtemos o laminado. Um ou dois laminados normalmente são acoplados à tela de reforço, restando apenas o controle de qualidade e as características finais para serem acertadas.

4. Por que se utiliza PVC?

Porque o PVC (policloreto de vinila) é uma resina bastante versátil e de ótima relação custo/benefício. Pelo fato do PVC trabalhar com receitas variáveis, podemos alterar como queremos as suas características. Uma lona de PVC pode ser translúcida ou opaca, grossa ou fina, mais, ou menos flexível, mais durável ou mais econômica, podem ser tencionadas, são fáceis de limpar, etc.

5. As lonas podem receber tratamentos superficiais? Quais?

Sim. É comum encontrarmos lonas com lacas (vernizes) especiais em outro tipo de acabamento superficial que visa um melhor comportamento num determinado sistema especificamente, como por exemplo, a aderência de tintas especiais ou à base de água.

6. As lonas para os diversos segmentos são diferentes? Podemos usar as mesmas?
Há algumas diferenças em linhas específicas. Para toldos e coberturas, temos as lonas estampadas, para caminhões temos uma lona mais reforçada e mais pesada. No entanto, as lonas monocoloridas (translúcidas ou não) podem ser utilizadas tanto para luminosos em comunicação visual como para toldos. Para cada caso é interessante que se verifique as melhores relações técnicas e econômicas das lonas.

7. Por que as lonas ressecam?

Com o passar do tempo o PVC sofre a ação dos raios ultravioleta do sol, além das chuvas ácidas e carregadas de outras substâncias da atmosfera. Estes fenômenos contribuem muito com o envelhecimento do material, além de acelerarem o processo de exudação (sair de dentro para fora) dos plastificantes contidos nas lonas. Com isso, há a ocorrência do que chamamos “ressecamento”. O tempo médio de vida útil de uma lona comum é de aproximadamente dois anos, que pode ser maior se cuidados de limpeza e conservação forem observados.

8. Como se determina o tempo de vida útil de uma lona?

Geralmente, além da observação prática no nosso dia a dia, podemos simular a ação do sol, das intempéries (condições climáticas do meio ambiente) e de outros fatores através de testes laboratoriais. Câmaras de aceleração destas variáveis nos permitem calcular o tempo médio em que uma lona suportará nas condições do ambiente natural.

9. Quais os cuidados para limpeza e conservação das lonas de PVC?
Os cuidados são bem simples, bastando lavagens periódicas com água abundante, sabão ou detergente neutro e escova de cerdas macias.
Não devemos nunca utilizar solventes fortes como acetona, thinners, acetatos, etc. e nem componentes fortemente ácidos ou alcalinos.
Se usarmos jato de água, devemos uma distância mínima de trinta centímetros (perpendicular à lona), temperatura inferior a 80°C e pressão menor que 1500 psi. Em casos de manchas persistentes, podemos usar flanela enbebida em querosene, solução 1:30 de água: cloro e sempre enxaguar com muita água. Antes da adesivação da lona ou do trabalho de impressão, recomenda-se limpeza com álcool isopropílico (desengordurante) e papel toalha. Assim seu trabalho ficará bem bonito e duradouro.

Fonte: SCMIDIA

Comentários estão fechados.