BR 116, n.º 1530 Atuba, Colombo, PR
41 3675.6469 / 9700.6336
Outros estados 0800.704.6469
atendimento@lonasalvorada.com.br
Vendas: vendas@lonasalvorada.com.br

Quais os principais tipos de toldos e coberturas?

Toldos e coberturas proporcionam conforto e beleza ao ambiente.

Toldos e coberturas são acessórios instalados em ambientes externos de casas e edifícios, servindo para manter os locais protegidos de sol e de chuva e também para controlar a temperatura ambiental, gerando maior conforto em áreas sociais e mantendo uma decoração mais sofisticada.

O mercado oferece uma grande variedade de toldos e coberturas, com modelos e tamanhos diferentes, além de cores as mais diversas. Os toldos e coberturas ideais para cada espaço deve ser escolhido de acordo com sua finalidade. Para os condomínios, na instalação de toldos para janelas de apartamentos, o mais interessante é que haja um consenso entre os moradores para manter um padrão uniforme, criando uma estrutura mais apresentável.

A escolha do toldo deve ser feita segundo os critérios de proteção. Assim, se a intenção é proteger portas e janelas de sol e de chuva, as melhores opções são os toldos e coberturas móveis, podendo ser retos ou fixos, que são instalados na parede, oferecendo mais segurança aos usuários.

No caso de ser a intenção criar novos ambientes, ao mesmo tempo em que se protege as pessoas contra o sol, as opções podem ser os toldos de braços articulados, fixados em apenas três pontos, mas exigindo reforço na alvenaria, já que o peso concentra-se nesses pontos.

Toldos e coberturas mais indicados

Entre os tipos de toldos e coberturas existentes, podem ser escolhidos aqueles que mais sejam adequados a cada tipo de instalação. Veja a seguir os tipos existentes no mercado:

Toldo vertical

O tipo vertical para toldos e coberturas funciona como uma cortina, podendo ser enrolado quando é necessário deixar o ambiente aberto. Esse tipo de toldo gera bastante privacidade, protegendo o local de vento, sol e chuva, sendo mais apropriado para varandas e sacadas.

Toldo túnel

O toldo tipo túnel é mais indicado para cobrir locais de tráfego de pessoas, como os corredores e passarelas, formando uma cobertura em forma de túnel no local em que é instalado.

Toldo pivotante

Semelhante ao toldo vertical, o toldo pivotante é formado por braços automáticos, que podem ser recolhidos por meio mecânico, como manivelas ou controle remoto, podendo ficar abertos ou fechados, de acordo com a necessidade.

Toldo ponto reto

O toldo ponto reto é um dos modelos mais simples e leves, contanto com braços flexíveis, funcionando muito eficazmente em locais onde existem ventos mais fortes. São muito utilizados para entradas de estabelecimentos comerciais e, nos condomínios, são bastante úteis para as varandas.

Toldo piramidal

Este modelo de toldo tem o formato de uma tenda, sendo muito prático para eventos em locais abertos. Existem em diversos tamanhos, sendo montado com um sistema de encaixe, unido por parafusos e conexões de aço inoxidável. O toldo piramidal também pode ser encontrado na forma conhecida como chapéu de bruxa, montado em uma única peça, dispensando a necessidade de ferramentas para a montagem, mostrando-se também bastante resistente.

Toldo fixo

Este modelo de toldo não permite mudança em sua posição, sendo fixo na forma como for instalado. Sua estrutura de alumínio é aparente, sendo o tipo mais comum para utilização em janelas e portas dos condomínios.

Toldo retrátil

Com abertura e fechamento, o toldo retrátil é sanfonado, sendo ideal para janelas de casas e apartamentos, não limitando as necessidades do usuário, já que permitem movimentação, deixando que o usuário possa controlar o sol e a ventilação do ambiente.

Toldo capota

Um tipo de toldo em modelo arredondado, muito semelhante ao tipo de toldo fixo, possuindo uma corda para abertura e fechamento, deixando que o usuário possa controlar a entrada de luz no ambiente.

Toldo articulado

Neste tipo de toldo existem braços com articulações, permitindo que o usuário possa abrir ou fechar e variando a sua abertura, mantendo o controle de luz e ventilação. Para este modelo também existe uma variação, permitindo embutir o mesmo quando fechado, mantendo assim uma aparência mais discreta e decorativa.

Antes de escolher os melhores tipos de toldos e coberturas para o condomínio, é interessante que seja consultado um arquiteto, que poderá indicar os mais adequados para cada situação, mantendo também a harmonia das casas ou apartamentos do condomínio.

Fonte: oHub

Comentários estão fechados.