BR 116, n.º 1530 Atuba, Colombo, PR
41 3675.6469 / 9700.6336
Outros estados 0800.704.6469
atendimento@lonasalvorada.com.br
Vendas: vendas@lonasalvorada.com.br

Quando e como usar ombrelones

Ombrelones são coberturas que parecem grandes guarda-sóis, e servem como alternativa às coberturas fixas para criar uma área de sombra no quintal ou jardim.

A principal vantagem dos ombrelones é sua versatilidade, já que ele pode ser mudado de lugar, e também o preço, que é menor do que se fosse erguida uma estrutura com pilares, vigas e uma cobertura, por exemplo. E além de poder ser deslocado, o ombrelone possui também regulagens que permitem que ele fique inclinado, se ajustando melhor à posição do sol de cada horário.

ombrelone milano mb

Eles podem ser encontrados em várias formas e tamanhos, para se adequar melhor a cada situação. Existem os modelos redondos e os quadrados, com haste central ou lateral. Para escolher a forma, o importante é ver qual a área disponível, considerando que o ombrelone redondo fica bem encaixado no espaço quando tem todas as laterais livres, enquanto o quadrado pode ficar também encostado em um muro ou parede.

De qualquer maneira, não é aconselhável fechar a maior parte do quintal com qualquer tipo de cobertura e deixar que a água das chuvas se concentre apenas em áreas muito específicas, sem muito espaço para escoamento. É interessante, então, garantir que uma área pelo menos igual à ocupada pelo ombrelone seja deixada livre, até por questões de proporção estética.

E em relação ao tipo de apoio, o central pode ser utilizado com cadeiras soltas ou em conjunto com uma mesa, porém nesse caso ela tem que ter um furo no meio do tampo e os pés na extremidade, para poder encaixar o ombrelone. Se a mesa não for desse tipo, deve ser usado o ombrelone com apoio lateral, que libera a parte central para qualquer finalidade.

E assim como um guarda-sol, é bom tomar cuidado em locais que tenham muito vento, pois eles podem sair voando se estiverem abertos. Esse é o único inconveniente dos ombrelones, e não é um mero detalhe. O que costuma acontecer é que a base, mais pesada, fica no lugar, e a parte superior escapa. Mas isso pode ser evitado de maneira simples, bastando colocar uma cordinha que prenda a haste da parte superior da peça a algum muro ou elemento fixo.


Fonte: Dicas de Arquitetura

Comentários estão fechados.