BR 116, n.º 1530 Atuba, Colombo, PR
41 3675.6469 / 9700.6336
Outros estados 0800.704.6469
atendimento@lonasalvorada.com.br
Vendas: vendas@lonasalvorada.com.br

Toldos ganham concepção moderna

O sol forte e as chuvas freqüentes do verão remetem ao uso cada vez maior de toldos nas edificações. Além de proteger áreas externas, esquadrias e pinturas, amenizando o desgaste natural, servem também de abrigo para as pessoas contra as chuvas e os raios solares. Mas não é só isso, além dessas características básicas, sua nova concepção vai além: une funcionalidade, praticidade e, principalmente, estética. Os modelos disponíveis no mercado procuram agregar todas essas características.

A antiga idéia da cobertura que protegia do sol, mas criava o efeito “estufa” no ambiente, assim como de um elemento “neutro” esteticamente não existe mais. Hoje, este produto passou a fazer parte da decoração de fachadas, levando beleza e agregando valor ao imóvel. Sua escolha, se concebida com critérios, atende às diferentes finalidades dos usuários. Quando instalado na fachada, por exemplo, o toldo deve ser escolhido levando em consideração vários elementos da construção e do ambiente, afirma a arquiteta Patrícia Passo. “É preciso estar atento aos diferentes detalhes da arquitetura, como esquadrias, janelas, cor da pintura, fixação, o trajeto que o sol percorre pela construção para determinar qual o tipo do toldo é adequado para o local”, ressalta ela.

A tecnologia utilizada pelos fabricantes permite agregar todas as características. “Para o desenvolvimento dos nossos produtos, são levados em consideração o objetivo estético (harmonia com o projeto arquitetônico), o econômico (redução no custo do ar-condicionado e no desgaste de materiais provocados pela incidência do sol), e a questão ergonômica (conforto térmico ao evitar o efeito estufa)”, explica o gerente comercial Valdecir Antônio Gielda.

O quesito “charme” também é uma das características dos toldos modernos, cada vez mais presentes inclusive em áreas de festas. Alguns modelos remetem aos leques orientais e conferem charme em festas ao ar livre e beleza em áreas externas, como de piscinas.

Tecnologia

Os raios solares podem ser divididos em três tipos: o ultravioleta, infravermelho e a luz visível. O ultravioleta é o mais nocivo ao homem e aos objetos, podendo causar câncer de pele e desbotar as cores das roupas, móveis e tapetes. Já o infravermelho é o responsável pelo aquecimento dos ambientes e o efeito estufa, e a luz visível por reflexos em monitores e proporciona desconforto visual, além do aquecimento dos ambientes. Para evitar esse desconforto térmico e visual, existem várias opções de toldos com tecidos especiais para cada caso de incidência do sol. O tecido acrílico, por exemplo, bloqueia os raios UV e proporciona um maior conforto térmico.

Fonte: ParanáOnline

Comentários estão fechados.