Toldos: proteção com praticidade para áreas externas
Os toldos são ideais para controlar a luminosidade natural e oferecer mais conforto térmico aos ambientes deixando-o mais agradável para reunir os amigos, família, ler um livro ou apenas descansar ao ar livre.
Os toldos também são muito utilizados em edifício e em prédios comerciais para garantir maior proteção à vitrine. É comum lojas de rua que precisam mudar diariamente a vitrine para não desbotar as roupas, acessórios e sapatos.
No mercado, existem várias opções de cores, materiais, tamanhos, formas, espessuras e funcionalidades, inclusive com tecidos com proteção UVA e UVB que agrega design, funcionalidade e segurança. O toldo pode ser composto por lona de fibra acrílica, algodão, poliéster ou policarbonato (compacto fixo e retrátil) e ter opção de articulações, como de braço pivotante e articulado e de fechamento vertical. Há também os toldos com franjas retráteis, caso necessite fechar o ambiente é possível desenrolar essa franja até o chão. É importante contar com a avaliação de um profissional para que o toldo escolhido harmonize-se com o restante do ambiente.
Limpeza e manutenção
As manutenções e cuidados são necessários para garantir a durabilidade e eficiência dos toldos, independente do material escolhido, pois todos requerem limpeza constante, uma vez que estão sujeitos a impregnar a poeira e as manchas pelo tempo de uso. Outra dica é não recolher o toldo molhado.
Para a lavagem – ideal a cada 90 dias – use sabão neutro e água, não use produtos químicos, pois eliminam os tratamentos antimofo e UV, que evitam o ressecamento precoce do tecido e não lave com jatos fortes de água, pois estes podem perfurar o tecido do toldo.
Fonte: Gerencia Obras